quarta-feira, 9 de abril de 2014

Paulo Markun faz palestra sobre jornalismo e golpe civil-militar de 64

O jornalista e escritor Paulo Markun é o convidado do mês do Ciclo de Debates em Comunicação. A iniciativa, promovida pela presidência da Câmara Municipal de São Paulo, tem entrada franca e ocorre no próximo dia 15/4 (terça-feira), às 10h, no Auditório Prestes Maia. Com o tema “Jornalismo e Resistência”, a palestra serve como lembrança dos 50 anos do golpe militar. Markun (foto à esq) foi uma das inúmeras vítimas da ditadura, ao ser preso uma semana antes da detenção, tortura e morte do também jornalista Vladimir Herzog.
Paulo Markun atuou como repórter, editor, comentarista, chefe de reportagem e diretor de redação em emissoras de televisão, jornais e revistas. Teve passagens pelos principais veículos de comunicação do país, como TV Globo, TV Record, Rede Manchete e TV Cultura. Nesse último canal, apresentou o programa “Roda Viva” por 10 anos, além de ter presidido a Fundação Padre Anchieta (mantenedora da Rádio e TV Cultura).
Foi responsável ainda pela criação das revistas “Imprensa” e “Radar” e da edição paulista do jornal alternativo “O Pasquim”. Finalista do prêmio Jabuti por duas ocasiões, é autor de oito documentários e 12 livros. Entre as obras literárias destacam-se, por exemplo, “Vlado – Retrato de um homem e de uma época”, “Anita Garibaldi, uma heroína brasileira”, “1961 – Que as armas não falem”.
Uma de suas publicações mais recentes é “Brado Retumbante”, que retrata fatos e acontecimentos, com destaque para a Campanha das Diretas, que levaram ao fim da ditadura militar no Brasil. Outro título importante é “Cabeza de Vaca”, que conta as peripécias, no século 16, do fidalgo espanhol dom Álvar Núñez Cabeza de Vaca – entre outras qualificações, ele assumiu o papel de soldado, alcoviteiro, conquistador, escravo, curandeiro e governador.
TENDÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – A palestra “Jornalismo e Resistência” poderá também ser conferida, em tempo real, pelo site www.camara.sp.gov.br (link Auditórios Online). A apresentação de Paulo Markun integra o Ciclo de Debates em Comunicação, que consiste em um encontro mensal destinado a discutir os rumos e tendências da comunicação.
Entre os diversos profissionais e especialistas da área que já participaram da série estão o jornalista Audálio Dantas, ganhador do Prêmio Juca Pato; o escritor Assis Ângelo; o cartunista José Roberto Lovreto (Jal), presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil; e a professora Roseli Fígaro, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP.
SERVIÇO Ciclo de Debates em Comunicação Palestra “Jornalismo e Resistência”, com o jornalista e escritor Paulo Markun Dia 15/4 (terça-feira), das 10h às 12h Câmara Municipal de São Paulo Auditório Prestes Maia Viaduto Jacareí, 100, 1º andar, Bela Vista, São Paulo/SP Entrada franca
A Câmara vai emitir atestado de participação aos alunos, que podem ser apresentados como ativividade complementar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário